O Presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), José Guadalupe Martín Rábago, recomendou aos sacerdotes do país reforçar a segurança das igrejas para conter a onda de roubos de arte sacra que está abalando os católicos mexicanos.

O também Bispo de León, lamentou que o roubo de arte sacra tenha se multiplicado até deixar na orfandade” os católicos, como ocorreu em uma comunidade do Estado do México, onde levaram a imagem da Santa padroeira.

“Escutamos com freqüência que o roubo de objetos de arte sacra se multiplicou. Infelizmente, não só se tira um patrimônio artístico que pertence à comunidade católica do povo do México, mas além disso, atentam contra sinais religiosos nos quais a gente põe toda sua confiança”, assinalou.

O Bispo recomendou que nos templos sejam aplicadas todas as medidas de prevenção possíveis porque “as pessoas necessitam desses sinais para poder concretizar sua própria fé. Arrebatá-los dessa maneira é como tirar uma imagem que é presença materna, que é sinal de bênção e que deixa o povo em orfandade”.

O presidente da CEM exortou os sacerdotes a ter especial cuidado para que o sacrário seja sólido e fixo.