O Bispo de Texcoco, Dom Carlos Aguiar Retes, foi eleito Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), para o triênio 2006 - 2009, no marco da 82º Assembléia Plenária desse organismo.

Segundo um comunicado difundido há algumas horas pela CEM, o novo Vice-presidente é o Arcebispo de Morelia, Dom Alberto Suárez Inda. Foi também nomeado como Secretário Geral o Bispo Auxiliar de Guadalajara, Dom José Leopoldo González González; e como Tesoureiro, o Bispo de Pedras Negras, Dom Alonso Garza Treviño.

Informou-se que "as eleições dos Vocais e Presidentes das Comissões Episcopais serão apresentadas mais adiante".

Leia a biografia do novo Presidente do Episcopado mexicano em http://www.cem.org.mx/episcopado/biografia/AguiarRetes.htm  

Presidente Fox visita sede do Episcopado

No dia de ontem o Presidente Vicente Fox visitou a sede da CEM, o que foi "um marco, já que é o primeiro presidente que visita os bispos mexicanos reunidos em Assembléia Plenária".

Uma nota da sala de imprensa do Episcopado mexicano destacou que o mandatário esteve acompanhado pelo Secretário de Governo, Carlos Abascal Carranza, quem agradeceu "o apoio institucional e a colaboração da Igreja nos diferentes âmbitos de seu governo".

"O encontro serve também para que o Episcopado conhecesse as principais desafios que enfrentou durante o sexênio, e também fez referência a alguns problemas conjunturais pelos quais o país atravessa", indicou.