O Arcebispo de Mérida-Badajóz, Dom Santiago García Aracil; e de Pamplona, Dom Fernando Sebastián, afirmaram que assim como o Estado destina recursos públicos à promoção de direitos como o trabalho, a segurança ou a moradia, também deve reservar um porção dos mesmos à promoção da liberdade religiosa.

"É um dever do Estado cultivar a dimensão religiosa dos cidadãos", afirmou Dom García Aracil, por isso pediu ao Governo apoiar economicamente a Igreja e às demais instituições religiosas na Espanha, de acordo com o grau de desenvolvimento e alcance das mesmas.

O Arcebispo de Mérida-Badajoz disse que o contribua com econômico do Governo só supõe 25 por cento do orçamento total da arquidiocese. Explicou que este deve ser entendido como "um dever da concepção democrática da sociedade".

Por sua vez, o Arcebispo de Pamplona, Dom Fernando Sebastián, afirmou que os cidadãos têm o direito "a receber proteção econômica com recursos públicos para o exercício da liberdade religiosa".

"Se queremos viver em uma sociedade democrática em que todos sejamos iguais, a liberdade religiosa tem que ser igualmente tratada tanto quanto o esporte, a saúde, o lazer ou a música", declarou à imprensa. Recordou que a Constituição reconhece o direito à liberdade religiosa, "que consiste em professar a fé que cada um quiser ou nenhuma".

"Por que se os outros são legitimamente apoiados pelos recursos públicos, o direito dos cidadãos à liberdade religiosa, que é igual ou mais importante que outros, não vai ser subsidiado por um Estado religiosamente neutro com recursos públicos", perguntou o Prelado. Advertiu que "a não confessionalidade, o laicismo do Estado não consiste em eliminar a religião, mas em não ser beligerante em matéria religiosa".

Nesse sentido, pôs como exemplo que a Catedral de Pamplona é "o único monumento da cidade que se oferece aos turistas e não recebe nenhuma ajuda do município".

Ambos os arcebispos fizeram estas declarações durante a apresentação do Dia da Igreja Diocesana, que se celebrará no próximo dia 19 de novembro.