A Conferência Episcopal Chilena (CECH), seguindo uma iniciativa da associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), comunicou que no próximo dia 19 de novembro se celebrará pela primeira vez em todo o país o "Dia de oração pela Igreja perseguida no mundo".

Os bispos chilenos anunciaram que a partir este ano, esperarão o penúltimo domingo de novembro para celebrar esta jornada de oração por todos os católicos wue ao redor do mundo sofrem perseguição e morte por causa de sua fé.

O ramo chileno do AIN publicou um comunicado no que explica que "em muitos países, apesar de a liberdade religiosa ser reconhecida em teoria, na prática esta se obstaculiza por razões de poder político, ou de maneira mais dissimulada, pela predominância cultural do agnosticismo e o relativismo", como é o caso da China, Paquistão, Nigéria e outros.

A iniciativa retoma o compromisso do fundador do AIN, o Pe. Werenfried van Straaten, com os cristãos perseguidos no mundo inteiro.

Em seu comunicado de imprensa, a AIN explica que é um dever dos católicos interessar-se pelo sofrimento dos irmãos que vivem em países talvez longínquos ao Chile, e ajudá-los unidos em fé e oração. "Sejamos conscientes de que a perseguição religiosa existe hoje, em pleno século 21, tão crua e cruel como nos tempos dos primeiros cristãos", sustenta.