O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, exortou os venezuelanos a "ir às urnas eleitorais" no dia 3 de dezembro, dia das eleições presidenciais, para exercer seu direito em uma jornada onde não haja violência e "os resultados finais sejam respeitados".

Em declarações à imprensa feitas na cidade de Barquisimeto, o Cardeal pediu que as eleições terminem de maneira pacífica, com o fim dos ataques e mensagens desestabilizadoras. "além dos problemas que possamos ter, é preciso viver e nos tratar sempre como irmãos. Devemos ser dialogantes, tolerantes e permitir a dissidência e discrepância de opiniões, porque isso é muito importante", expressou.

Do mesmo modo, o Cardeal recordou que os católicos devem ser construtores da paz e que ter posições antagônicas ou diversas não deve levar "a fomentar enfrentamentos e atitudes de ódio".

"Podemos ter critérios e opiniões distintas, a gente pode conceber opções políticas diversas ou antagônicas, mas nunca podemos nem devemos chegar a fomentar os confrontos e atitudes de ódio e violência, porque são totalmente negativos", afirmou.

O Cardeal Urosa viajou a Barquisimeto para participar das celebrações pelos 50 anos de sacerdócio do Arcebispo local, Dom Tulio Manuel Chirivella, de quem destacou seu trabalho pastoral.