A Câmara de Deputados da República Dominicana premiou o Arcebispo de São Domingos, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, por suas contribuições à sociedade do país. Ao agradecer o gesto, o Cardeal pediu que as leis sempre defendam a vida.

O Cardeal lembrou a necessidade de priorizar leis que beneficiem a cidadania e que defendam a vida humana, do mesmo modo, pediu aos legisladores que antes de tomar alguma decisão, pensem no que mais convém ao país.

O Cardeal López Rodríguez reconheceu que isto não é fácil porque "há interesses contrapostos, interesses econômicos que têm também seu peso na sociedade" e alertou que há correntes mundiais que se oferecem como as melhores opções.

O Cardeal exortou os políticos a "pensar no respeito à vida humana, o respeito à dignidade das pessoas, tudo o que signifique bem-estar, especificamente dos mais necessitados" e expressou que isto deve estar "em primeira intenção de qualquer legislador que se professe cristão".

A Câmara de Deputados ofereceu um reconhecimento ao Arcebispo do São Domingos, por seus 70 anos de vida, completados no dia 31 de outubro.