O Presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom José Guadalupe Martín Rábago, expressou que com a realização da 82º Assembléia Plenária, "finalizam os trabalhos de um triênio em que nos propusemos a prometedora tarefa de revisar e atualizar as estruturas internas de nossa Conferência".

"Graças à ação bondosa do Pai de quem procede todo dom perfeito, fomos percorrendo um caminho que hoje nos permite iniciar um trabalho mais articulado, mais de acordo ao que nos corresponde de uma eficiente colegialidade episcopal e mais ágil para responder aos desafios que hoje nos apresentam as exigentes circunstâncias que nos cabe viver", expressou o Prelado durante a Missa de abertura celebrada na Basílica de Guadalupe.

Do mesmo modo, o Presidente da CEM aproveitou para elevar uma ação de graças pela recente canonização de Dom Rafael Guizar e Valência, primeiro bispo santo nascido na América e agora Patrono do Episcopado mexicano. "Agora o temos como Patrono Santo; que seu exemplo seja um chamado revigorante em nosso caminhar de pastores", manifestou.

Como deve ser um bispo

Nesse sentido, e remetendo-se à carta do apóstolo São Paulo a Tito, Dom Martín Rábago recordou que quem é chamado a exercer o ministério episcopal deve ser uma pessoa irreprovável, com "uma digna reputação que o ponha à proteção de críticas infundadas tanto de fiéis, como de pagãos, porque ele é Administrador de Deus".

"Designam-se como indignos do Episcopado a quem é altivo, a quem não sabe escutar os conselhos que lhes oferecem e é obstinado em sua opinião, a quem é auto-suficiente e prefere manter-se em um dourado isolamento", acrescentou o Prelado.

O Presidente da CEM também se referiu às qualidades do bispo, que "deve permanecer fielmente apegado à fé ensinada, para que seja capaz de pregar uma doutrina sã e refutar a seus adversários".

"O bispo é mestre que com suas instruções e exortações oferece, com absoluta fidelidade, a verdade da doutrina cristã. Esta vocação profética foi constantemente ensinada no magistério eclesiástico", explicou Dom Martín Rábago.

A crise de Oaxaca

Na Missa de abertura, o Prelado também se referiu à situação em Oaxaca, expressando a solidariedade do Episcopado às comunidades locais, assim como ao Arcebispo de Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello; e ao Bispo Auxiliar, Dom Oscar Campos Contreras.

"Diante da complexidade dos acontecimentos e o estranhamento do clima entre os setores sociais, os bispos querem elevar a voz para proclamar que há esperança para alcançar a paz; que confiamos no amor de Deus que habita em cada pessoa para obter o respeito à dignidade do ser humano e conformar, pelo âmbito do diálogo a construção de uma sociedade oaxaquenha em comunhão e em solidariedade", indicou.

Finalmente, depois de acolher o convite da Sociedade Apostólica de Missionários de Guadalupe para agradecer a Deus "pelo centenário do nascimento de Dom Alonso Manuel Escalante", Dom Martín Rábago elevou uma oração pedindo a proteção da Virgem de Guadalupe.

A 82º Assembléia Plenária da CEM culminará em 19 de novembro e nela os bispos escolherão a nova diretiva.