A Eucaristia conduz os fiéis à santidade e é o segredo da Nova Evangelização, lembrou o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado Vaticano, em nome do Papa João Paulo II pela  55º Semana Nacional da Liturgia que a Itália celebra de 23 a 27 de agosto.

O evento se celebra em São Giovanni Rotondo ao sul da Itália, lar do querido Padre Pio de Pietrelcina. O tema do congresso é Liturgia e Santidade.

As celebrações litúrgicas podem prover as pessoas de “energia constante e apoio em sua peregrinação para a perfeição cristã”, assinalou o Cardeal.

Do mesmo modo, precisou que “a liturgia, através da qual alguém está em contato com os mistérios sagrados, convida-nos a nos esforçar pela santidade e responder ao chamado evangélico de ser perfeito, como nosso Pai no Céu o é”.

O Cardeal também se referiu ao documento pontifício “Novo Millennio Ineunte”, no qual o Papa lembra a todos os fiéis o chamado universal à santidade, urge a todos os católicos  assistir à Missa dominical e fazer dela “o coração de cada domingo”.

“A liturgia é uma escola de santidade porque ajuda a transformar a própria existência e inclui a oração pessoal ou comunitária. A participação piedosa, consciente e ativa nos Mistérios, que a liturgia celebra, une a Cristo e nos ajuda a começar constantemente nele”, indicou.

O Cardeal Sodano também comentou o significado de que esta Semana Nacional de Liturgia se celebre no lugar onde o Padre Pio viveu e serve pastoralmente, por se tratar de um santo que enfatizou a importância da Eucaristia e o sacramento da reconciliação.