O Papa Bento XVI nomeou hoje a dois novos bispos na Argentina. Trata-se de Dom Luis Urbanc, até agora Reitor do Seminário de Tucumán, que foi designado Bispo coadjutor de Catamarca, e Dom Pedro María Laxague, atualmente Vigário geral de Bahia Blanca, a partir de agora Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

Dom Urbanc nasceu em Buenos Aires em 25 de julho de 1958 em uma família de imigrantes da Eslovênia. Quando tinha apenas um ano de idade, os pais se mudaram para Tucumán, onde aos dez anos ingressou no Seminário Menor São José. Posteriormente passou ao Seminário Maior Nossa Senhora das Mercedes e São José, onde recebeu sua formação filosófica e teológica e recebeu o título de Bacharel em Filosofia e Teologia.

Foi ordenado em 30 de maio de 1982. Entre 1982 e 1984 foi Vigário Paroquial nas paróquias Nossa Senhora do Carmo, Santo Cristo e São Roque, de Tucumán. Em 1984 foi enviado a Roma para aperfeiçoar seus estudos. Ali obteve a Licenciatura em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico.

De retorno a Tucumán, em 1987 começou a exercer como professor no Seminário Maior, atividade que ainda mantém. Ao mesmo tempo foi pároco de São Pio X entre os anos 1989 e 1992, e de Nossa Senhora da Fátima de 1993 a 1995. Em 1996 foi designado Reitor do Seminário Maior Interdiocesano de Tucumán. Também desempenhou diversos cargos na cúria arquidiocesana e várias responsabilidades pastorais.

A diocese de Catamarca tem uma superfície 68 mil e 765 quilômetros quadrados e uma população de 334 mil habitantes, dos quais 327 mil professam a fé católica. Conta com 68 sacerdotes e 59 religiosos. O atual Bispo é Dom Elmer Osmar Ramón Miani, de 73 anos de idade.

Dom Pedro María Laxague

O eleito Bispo Auxiliar de Bahia Blanca, sexto de dezenove irmãos, nasceu na província de Buenos Aires, em 4 de setembro de 1952, de pais de nacionalidade francesa.

Depois de obter o bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Nacional de Sud, de Bahia Blanca, esteve seis meses no Mosteiro Beneditino Notre Dame de Fontgombault, França. Posteriormente estudou na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, onde obteve o título de Bacharel em Filosofia e em Teologia, e em 1991 o de Licenciado em Direito Canônico.

Em 15 de julho de 1989 foi ordenado sacerdote. Exerceu várias responsabilidades administrativas e pastorais na Arquidiocese. Desde 2 de setembro de 2004 é Vigário geral da mesma circunscrição eclesiástica.

O novo Prelado tem um irmão também bispo: o de Viedma, Dom Esteban María Laxague, salesiano de 49 anos. Esta circunstância se repete pela segunda vez no episcopado argentino. O caso anterior foi o do Dom Alfonso María Buteler, primeiro Arcebispo de Mendoza (1940-1973), e seu irmão Dom Leopoldo Buteler, primeiro Bispo de Rio Quarto (1934-1961).

A arquidiocese ocupa uma superfície de 82 mil e 624 quilômetros quadrados e tem uma população de 708 mil habitantes, dos quais 602 mil são católicos que contam com a atenção pastoral de 95 sacerdotes e 247 religiosos. O atual Arcebispo de Bahia Blanca é Dom Guillermo José Garlatti.