O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, anunciou que de hoje até 21 de novembro, a Igreja em El Salvador realiza a "Oração e Novena pela Paz", a iniciativa da Conferência Episcopal Salvadorenha.

Em coletiva de imprensa, o Prelado recordou que o Episcopado determinou realizar "uma novena pedindo a paz do país", de uma vez que em todas as paróquias "se rezasse depois da Missa uma oração pela paz".

Dom Sáenz Lacalle também expressou seu desejo de que a Comissão Nacional para a Segurança e a Paz Social criada pelo Governo faça propostas relacionadas com o desarmamento da população, ponto importante para reduzir os índices de homicídios. "O porte e posse de armas é um dos temas mais importantes, por isso a comissão que se formou deverá abordar de maneira prioritária", assinalou.

O país centro-americano sofre um aumento da violência, uma de cujas características é a proliferação das "maras" ou gangues juvenis. Isto levou a Governo a formar uma comissão intersetorial que procure soluções para o problema.

Mais informação sobre a novena e pronunciamentos dos bispos a respeito da violência no país, no site  http://www.iglesia.org.sv/