Os bispos católicos e anglicanos da Inglaterra terão na cidade de Leeds uma histórica reunião, a primeira desde que o rei Enrique VIII se separou da Igreja Católica e fundou a comunidade anglicana.

Ao encontro assistirá o primaz anglicano, Rowan Williams, guia espiritual de 77 milhões de anglicanos do mundo inteiro, quem em breve visitará o Papa Bento XVI em Roma, para lhe informar dos detalhes desta histórica reunião.

A entrevista coincide com o 40º aniversário da reunião que teve o Papa Paulo VI e o bispo Michael Ramsey após o Concílio Vaticano II. Nesse encontro, o Santo Padre entregou seu anel a Ramsey em um gesto de aproximação que surpreendeu muitos líderes da Igreja anglicana.

Muitas das esperanças que este primeiro contato há quarenta anos trouxe tanto a católicos como anglicanos, foram animadas em parte pela publicação de vários documentos que foram marcando importantes passos dados em vista à unidade, sobre o sentido da Eucaristia, o papel de Maria, os sacramentos e o sacerdócio.

Os obstáculos que subsistem são a ordenação de mulheres na Igreja anglicana, os bispos homossexuais e os "casamentos" homossexuais, que entretanto não significaram um declive no esforço de procurar a aproximação entre católicos e anglicanos.