O historiador valenciano Vicente Cárcel Ortí iniciou uma pesquisa dos documentos secretos vaticanos sobre a Guerra Civil Espanhola. Para o estudioso, nos papéis já examinados existem "dados surpreendentes que nos obrigarão a revisar muitos julgamentos e a ser muito precavidos sobre fatos e personagens de nosso passado".

Conforme informa a agência AVAN, Cárcel explicou que "é necessário conhecer os documentos, sem pretender julgar o passado com os critérios de hoje", já que são "muito importantes para a história da Espanha" e "nos permitirá conhecer diretamente as fontes inéditas de um período que continua provocando controvérsias e polêmicas, não isentas de uma manipulação e revisionismo que tentam alterar a verdade histórica".

Com este projeto, o estudioso procura dar a conhecer os "contextos históricos através dos documentos e de quem os redigiu" para esclarecer "por quê e como se chegou a maior tragédia da história da Espanha e que papel decisivo teve nela a Igreja".

"Dos arquivos saem documentos inéditos que fazem resplandecer a verdade, essa verdade que nenhuma ideologia pode manipular para interesses partidaristas", disse e precisou que "as coisas foram como foram e não como outros nos contaram isso ou querem nos contar isso agora".

O trabalho se apresentou hoje no Colégio Espanhol de Roma e abrange vários milhares de inquéritos e documentos desde 1922 até 1939. Segundo o historiador, trata-se de um trabalho apaixonante, que levará dois anos no mínimo".