O Secretário Geral da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), Dom Luis del Castillo, afirmou durante a Peregrinação Nacional à Virgem dos Trinta e Três realizada ontem, que o lema "Liberdade ou com glória morrer" segue sendo para os uruguaios "uma tarefa e um sonho", já que alcançar a liberdade "supõe paz e supõe justiça".

"Há 181 anos nossos predecessores também vieram aqui a trazer a Maria suas preocupações com respeito a esta terra, e trazer seus sonhos. E também pediram sua luz, a força de Deus para um sonho, para uma aventura", recordou o Prelado aos mais de seis mil peregrinos reunidos na Praça de Florida.

Dom del Castillo disse que "já não somos 33, somos mais de três milhões" que vamos "pedir a Maria que interceda por nós, porque a aventura continua, a cruzada segue sem terminar e isso é tarefa de cada um de nós. Os antepassados nos deixaram um sonho e nos deixaram uma responsabilidade, uma tarefa por fazer e não podemos passar esta responsabilidade para os outros".

Nesse sentido, chamou os uruguaios a redescobrir que todos "somos irmãos e irmãs e que somente se nos unirmos para construir, se nos unirmos para propor, se deixarmos de lado interesse pessoais e setoriais, somente assim alcançaremos a liberdade que apoiada na justiça nos de paz, segurança, harmonia; uma convivência em que a ninguém falte o necessário para uma vida digna".

Por outro lado, depois da Missa presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Janusz Bolonek, o Bispo de Minas, Dom Francisco Barbosa, anunciou que na Assembléia Plenária que se celebra até na quarta-feira 15, escolheu-se o Bispo de Mercedes, Dom Carlos Collazzi, como novo Presidente da CEU.

Do mesmo modo, indicou que no novo período 2007-2009, permanecerão em seus cargos o Vice-presidente do Episcopado, Dom Raúl Scarrone; e o Secretário Geral, Dom Luis del Castillo.

Para acessar ao especial da Peregrinação Nacional à Virgem dos 33 e ler a homilia completa de Dom Castillo, acesse o site: http://www.iglesiauruguaya.com/peregrinacion_virgen_2006.htm