O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, chamou os argentinos que se confessam cristãos, a levar uma vida e conduta em coerência segundo a fé que professam.

Recordando o ditado popular "o que não vive como pensa acabará pensando como vive", o Prelado precisou que os cristãos devem permitir que sua "certeza da fé impregne nossa personalidade e se projete também em nossa conduta".

Em sua reflexão semanal no programa "Chaves para um Mundo Melhor" (Canal 9), Dom Aguer considerou que "se falta o ajuste entre a conduta e o pensamento se tentará, cedo ou tarde, justificar a maneira de viver" naqueles casos de levar uma "vida desordenada ou de uma vida incoerente com aquilo que deveria ser e que alguém sabe que deveria ser".

"Viver como se pensa implica, além disso, reconhecer o valor de certas certezas e de certezas firmes e absolutas a respeito das questões fundamentais da condição humana. Quem sou? De onde venho e aonde vou? por que existe o mal? O que há além desta vida? E outras questões fundamentais que é necessário responder e se não se adquirirem certezas firmes a respeito destas questões fundamentais não se pode viver de uma forma plenamente humana", explicou.

Também recordou que o Papa João Paulo II dizia que "se pode definir ao homem como aquele que busca a verdade" por isso "a busca da verdade não patina continuamente sobre ela mesma, sobre o mesmo lugar, mas sim toda a intenção é atracar a essas certezas absolutas e firmes sobre as quais pode repousar a coerência entre o pensamento e a vida".