O Papa Bento XVI nomeou nesta manhã Bispo Auxiliar de Cali, Colômbia, o Padre José Alejandro Castaño Arbeláez, da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR), até agora pároco do Sagrado Coração em Manizales, atribuindo-lhe a sede titular episcopal de Castello di Tatroporto.

O novo prelado nasceu em La Ceja, diocese de Sonsón-Rionegro, em 1 de abril de 1945. Realizou seus estudos de Filosofia no Convento dos Agostinianos Recoletos de Suba, e os de Teologia na Pontifícia Universidade Xaveriana de Bogotá.

Em 1971 obteve a Licença em Teologia na mesma universidade e posteriormente o Doutorado em Teologia da Vida Religiosa em Madri, Espanha. seguiu cursos de especialização em teologia bíblica na Escola Bíblica de Madri. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1971.

Dom Castaño foi Prefeito do Seminário Menor La Linda de Manizales, Superior do Seminário Maior, Mestre de Noviços no Convento do Deserto da Candelária e Conselheiro Provincial da Ordem, Conselheiro Geral da Ordem em Roma, Secretário Provincial em Bogotá, Reitor do Seminário LaLinda em Manizales, Prior Provincial da Ordem em Bogotá, Pároco de São José em Yopal.

Desde 2001 até hoje foi Pároco do Sagrado Coração em Manizales. Desde 2004 ocupou a presidência da Academia Colombiana de História Eclesiástica.

A Arquidiocese de Cali tem uma superfície dois mil e 504 quilômetros quadrados e uma população de dois milhões 500 mil habitantes, em sua maioria católicos. Para sua atenção pastoral, Cali conta com 304 sacerdotes e 999 religiosos.