O Arcebispo de Sidney, Cardeal George Pell, advertiu que a clonagem "é uma afronta à dignidade humana", e pediu que "o Parlamento tome uma decisão apoiada em princípios éticos universais" e "não na retórica populista".

A agência Fides informou que o Cardeal fez estas afirmações no marco da discussão que se realiza no Senado para aprovar uma nova lei sobre clonagem terapêutica. "Os partidários da clonagem antepor a curiosidade científica ou comercial à vida humana", expressou o Arcebispo.

O Cardeal Pell assinalou que a posição dos católicos "apóia-se na lei natural -um patrimônio de princípios éticos acessíveis a todos - que põe a proteção da vida humana acima de toda curiosidade comercial ou científica". "Não é necessária a teologia para entender este ponto de vista", indicou.

Segundo a agência Fides, a posição da Igreja "é apoiada por outras igrejas cristãs na Austrália e a opinião pública parece muito prudente a respeito".

Do mesmo modo, a Conferência Episcopal a Austrália difundiu em dias passados um documento que qualificou o projeto de lei de "um novo ultraje à vida", porque permitia a criação de embriões humanos "para ser logo destruídos a favor da pesquisa científica".

O texto afirmou que "(somos) contrários à clonagem não só porque somos católicos, mas sim porque sustentamos os valores humanos fundamentais".