Às vésperas da sensível viagem do Papa Bento XVI à Turquia, o Presidente da dividida ilha do Chipre, Tassos Papadopoulos, ocupada parcialmente pelo exército turco, entregou ao Santo Padre um impressionante álbum de fotografias com as numerosas igrejas ortodoxas destruídas pelos turcos desde a tomada da ilha mediterrânea.

Depois de um diálogo privado de 20 minutos, Papadopoulos deu de presente ao Santo Padre um belo ícone bizantino do Século XIX com a Virgem e o Menino proveniente de uma das igrejas ortodoxas que se encontravam na zona dominada pelos turcos, e que foram destruídas.

O segundo presente do Presidente foi um grande álbum de fotos de 300 igrejas ortodoxas destruídas pelos turcos ou utilizadas para fins seculares totalmente diversos ao culto.

Ao ver o álbum, o Pontífice exclamou "Que destruição!"

Liberdade dos católicos

Através de um comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer que depois da visita ao Santo Padre, o Presidente cipriota visitou cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado Vaticano.

"As cordiais conversas permitiram um intercâmbio de informações e de opiniões sobre a atual situação do Chipre e sobre as perspectivas futuras, à luz do compromisso da comunidade internacional, reservando uma particular atenção às condições nas que vivem e trabalham as diversas comunidades cristãs dessa ilha e constatando com satisfação a liberdade da que gozam os fiéis católicos".

Do mesmo modo, assinala a nota vaticano, "pelo que concerne à Europa, falou-se fundamentalmente sobre os temas do processo de integração européia e o diálogo entre as culturas e as religiões que favoreça a aproximação recíproca".

Por último "se tratou que a situação internacional e, em particular, da acolhida reservada pela República do Chipre aos prófugos com ocasião do recente conflito no Líbano".