Ao receber nesta manhã os participantes da Assembléia Plenária do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, o Papa Bento XVI lembrou "que proveitoso é o descobrimento por parte de muitos cristãos da adoração eucarística".

"Quanta necessidade tem a humanidade de voltar a descobrir no sacramento eucarístico a fonte da própria esperança! Dou graças ao Senhor porque muitas paróquias, junto à celebração devota da Santa Missa, vão educando os fiéis à adoração eucarística, e espero que em vista do próximo Congresso Eucarístico Internacional, difunda-se cada vez mais esta prática", explicou o Papa.

Do mesmo modo, precisou que este tipo de eventos "são sempre uma fonte de renovação espiritual, uma ocasião para dar a conhecer mais a Santíssima Eucaristia, que é o tesouro mais precioso que nos deixou Jesus".

Depois de comentar que se está preparando o 49° Congresso Eucarístico Internacional, que se celebrará em junho de 2008 em Québec, Canadá, o Santo Padre assegurou que estes acontecimentos "supõem um impulso para a Igreja para difundir em todos os âmbitos da sociedade e testemunhar sempre o amor de Cristo".

Finalmente, Bento XVI se referiu à exortação apostólica pós-sinodal sobre a Eucaristia, que "recolherá as indicações do último sínodo" sobre este sacramento (outubro 2005) e assegurou que este documento "ajudará a Igreja a preparar e celebrar com participação interior o Congresso Eucarístico de junho de 2008".