Dez mil peregrinos nicaragüenses se reunirão amanhã na celebração dos 150 anos do Dogma da Imaculada Conceição da Maria, que será realizado em El Viejo, Chinandega, com uma Missa solene presidida pelo Arcebispo do MANÁGUA, Cardeal Miguel Obando y Bravo.

Dom Rodrigo Urbina Vivas, pároco de El Viejo, expressou que a celebração dos 150 anos do dogma Mariano é um acontecimento que deve ser “celebrado por toda a Nicarágua com fé e alegria”.

“Dos tempos da Colônia o povo da Nicarágua e América Central tributaram à Mãe de Deus um reconhecimento de amor e de pureza de devoção e reverência neste mistério santo”, disse o sacerdote.

Do mesmo modo, Dom Urbina expressou que enquanto a Nicarágua passa por diversos problemas políticos e sociais, é o momento propício para olhar para a  Imaculada Conceição, que intercede perante Jesus Cristo pela paz e a tranqüilidade da nação.

O Cardeal Obando declarou o ano de 2004 como Ano Jubilar como parte da celebração dos 150 anos do Dogma da Imaculada Conceição, declarado em 8 de dezembro de 1854 pelo Papa Beato Pio IX.

Na Nicarágua se celebrará o acontecimento no dia 21 de agosto na Basílica Nossa Senhora da Conceição, em El Viejo.