"Queridos jovens amigos: Nosso mundo necessita urgentemente de paz!", foram as palavras que exclamou neste meio-dia o Papa Bento XVI ao saudar os jovens de diversas nações e tradições religiosas que se reuniram recentemente na cidade italiana de Assis para comemorar o 20º aniversário do encontro inter-religioso de oração pela paz convocado por João Paulo II.

Finalizada a catequese, o Santo Padre agradeceu os diferentes líderes religiosos "que permitiram aos jovens participar deste evento, e ao Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, que o organizou".

"Queridos jovens amigos: Nosso mundo necessita urgentemente de paz!", exclamou o Pontífice, acrescentando em seguida que o encontro de Assis em 1986 "ressaltou o poder da oração na construção da paz".

"A oração autêntica transforma os corações, abre-nos ao diálogo, a compreensão e reconciliação, e rompe as barreiras levantadas pela violência, o ódio e a vingança. Retornem agora a suas próprias comunidades religiosas como testemunhas do ‘espírito de Assis’, mensageiros daquela paz que é um dom generoso de Deus e sinais vivos da esperança para nosso mundo".