O Presidente da Conferência Episcopal Argentina (CEA), Cardeal Jorge Mario Bergoglio, presidiu a Missa de abertura da 92º Assembléia Plenária que se realiza até o sábado dia 11 e onde recordou que a unidade da Igreja se obtém pelo serviço.

Em sua homilia, o Cardeal afirmou que "o pastor procura e amassa a unidade de seu povo" desde o serviço, "procurando os interesses de Cristo Jesus e não os próprios". Explicou que a unidade se obtém do amor sincero e a humildade que estima "aos outros como superiores", e não do espírito de discórdia ou de vaidade.

Do mesmo modo, o Arcebispo lembrou que "a unidade na Igreja é uma graça" que é preciso saber recebê-la, que "obtém-se grátis por puro dom do Senhor, sempre que estivermos dispostos a recebê-la andando pelo caminho que Ele fez".

Finalmente, convidou a pedir "ao Senhor que nos contagie esta atitude de serviço que não busca o próprio interesse", assumida por Santa Maria "como primeira discípula". O Cardeal Bergoglio afirmou que tal atitude "nos dará a ‘ternura’ paternal e a ‘compaixão’ fraterna para exortar a nosso povo e nos exortar a nós mesmos a fazer perfeita nossa alegria ‘permanecendo bem unidos’".

A 92º Assembléia Plenária da CEA tem como tema central é a atividade que desenvolve a Cáritas Argentina. Também se trabalhará sobre a implementação pastoral do documento Navega Mar Adentro e sobre os contribuições do Episcopado a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribe. Além disso se receberão os informes de diversas comissões episcopais.

O texto completo da homilia se encontra em: http://www.cea.org.ar/07-prensa/92Bergoglio.htm