O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, lembrou ao encerrar a 40º Semana Social da Espanha que se obterá uma humanidade nova somente se Deus voltar a ser o centro de cada vida.

"Devemos voltar para Deus, tê-lo como centro de nossas vidas e na realidade onde nosso coração está posto, descansa, apóia-se e vive. Só assim poderá surgir uma humanidade nova, uma cultura da convivência. Sem Deus não há futuro para o homem, destrói-se o fundamento de toda convivência entre os homens que radica no amor", advertiu na Missa com a que concluiu o evento.

"Isto é o fundamental e prioritário, irrenunciável. Ao homem de nosso tempo, esmigalhado e dividido por tantas divisões internas e externas, por tantos fragmentos de verdade, sem encontrar sua tão necessitada unidade, é preciso oferecer aquilo essencial que requer dar sentido a sua vida e orientar sua existência, pessoal e comunitária, pelo caminho certeiro da verdade, que se realiza no amor e nos faz livres na comunhão de amor", acrescentou.

Segundo o Cardeal "não há prioridade nem imperativo mais urgente para os cristãos que se possa antepor a esta: a prioridade do testemunho do Deus vivo o estar ‘centrados’ no primeiro desafio que temos de acreditar realmente e dar testemunho do Deus vivo. Todo o resto está subordinado a este essencial, premente e imprescindível testemunho de Deus vivo".

Do mesmo modo, considerou que "o ensino constante do Papa Bento XVI, desde o início de seu pontificado, é um constante apelar a este testemunho de Deus, a centrar a vida em Deus, a advertir sobre a ruína que chega ao homem, à humanidade, quando se afasta de Deus ou faz com que Ele que não conte".

"Desde sua primeira homilia no início solene de seu ministério petrino, até sua viagem apostólica à Bavária, sua terra natal, passando por sua grande Encíclica ‘Deus é amor"’, é um permanente e premente chamado a que os homens voltem para Deus. Aí se joga tudo. Isso é o essencial", reiterou.

O Cardeal Cañizares acrescentou que "em tempos como as nossas de grandes mudanças e de uma complexidade tão enorme em todos os campos não podem perder o norte, não podemos ficar apanhados pela barafunda de coisas, nem enredados em milhares coisas que não levam a nenhum lugar, os ramos não podem nos impedir de ver o bosque. É preciso ir ao essencial e nos centrar no que é o centro de tudo: a fé em Deus, que se revelou plenamente na existência histórica de seu Filho único, Jesus Cristo, nascido de Maria".

Uma estátua para recordar João Paulo II

Ao final de sua homilia na Catedral Primaz da Espanha, o Cardeal anunciou que por ocasião do 25º aniversário da visita do Papa João Paulo II a Toledo, "vamos preparando nosso coração e nossas contribuições para, em uma coleta popular, dedicar-lhe uma estátua, aqui em Toledo, nesta cidade emblemática por sua fé e por seu significado na história da Espanha e da Europa".

A 40º Semana Social se celebrou com o tema "Perspectivas cristãs para uma cultura da convivência".