Em uma coletiva de imprensa, o Presidente do Comitê de Política Internacional do Episcopado Norte-americano, Dom John Ricard, assegurou que a participação direta de seu governo é necessária para resolver a crise em Darfur, no Sudão, que ele considera como “a pior situação humanitária do mundo”.

Dom Ricard, que também é Bispo de Pensacola-Tallahassee, Flórida,  voltou há alguns dias de Darfur onde visitou vários campos de refugiados no limite entre Sudão e Chad, onde  2,5 millones de pessoas vivem em condições desumanas devido aos ataques das milícias governamentais  árabes conhecidas como “Janjaweed”.

Segundo o Bispo, os refugiados vivem em constante ansiedade e temor de serem atacados, não há comida e as mulheres são violadas quando saem do acampamento em busca de alimentos ou madeira, os refugiados tentaram voltar a suas aldeias, mas são agredidos e assassinados.

Dom Ricard denunciou que o governo sudanês está regido por uma pequena elite que acredita que o Sudão é um país islâmico e deveria ser arabizado, o que explicaria os ataques em Darfur, onde há muçulmanos negros.