O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, chamou os fiéis a "propor novos modos e maneiras" de fazer presente o amor de Deus pelos mais necessitados, que se concretiza em obras mais que em palavras.

Em sua carta semanal, o Prelado afirmou que "a vida da Igreja, ao longo da história, está formada por uma corrente interminável de gestos e obras de amor ao próximo promovidas pelo amor de Deus". Nesse sentido, lembrou que Deus expressou seu amor pelos homens da forma mais radical: entregando a vida de seu Filho "para dar nova vida ao ser humano e salvá-lo".

Dom García-Gasco explicou que em sua Encíclica "Deus caritas est", o Papa Bento XVI afirmou que "a Eucaristia é o alimento que nos fortalece e impulsiona a fazer obras de amor e a exercer a caridade". Em seu texto, o Pontífice assinala que "o amor que Jesus dá carece de fronteiras e faz olhar como próximo a qualquer que tenha necessidade de nós".

"Bento XVI mostra como a Eucaristia esfumaça e junta conceitos tão díspares como culto e ética. No culto mesmo, na comunhão eucarística, está incluído ao mesmo tempo o ser amados e o amor aos demais. Uma Eucaristia que não comporte um exercício prático do amor é fragmentária em si mesmo. E vice-versa: o mandamento do amor é possível só porque não é uma mera exigência: o amor pode ser mandado porque antes é dado", indicou o Prelado.

Por isso, indicou o Arcebispo de Valência, "o amor de Deus pelos homens está mais nos atos que nas palavras. O cristão é aquele que participa com sua vida da iniciativa do amor de Deus e a põe em prática".