Em uma concorrida cerimônia presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, o estado de São Paulo acolheu a beatificação do espanhol Mariano de la Mata Aparicio (1905-1983), sacerdote missionário que evangelizou o Brasil por 52 anos.

O rito de beatificação do religioso agostiniano, conhecido como o "mensageiro da caridade" por sua grande solicitude e espírito de serviço aos mais necessitados, foi celebrado na Catedral da Sé, convertendo-se no primeiro rito desta natureza celebrado no estado paulista.

Durante a cerimônia, o Cardeal delegado pelo Papa Bento XVI ressaltou as virtudes do religioso, "virtudes heróicas" que foram reconhecidas em 20 de dezembro de 2004 pelo Papa João Paulo II.

O milagre que levou a missionário aos altares ocorreu em 1997, quando um jovem estudante, João Paulo Polotto, ficou curado sem intervenção cirúrgica de uma paralisia do lado esquerdo do corpo e de um traumatismo crânio-encefálico como conseqüência de um acidente ocasionado por um caminhão um ano antes.

O jovem permaneceu em coma durante quatro dias, sem esperanças de recuperação, segundo os diagnósticos médicos. Segundo o relatório da Ordem de Santo Agostinho no Brasil, a cura se realizou depois das orações que religiosos e dois mil estudantes de seu colégio elevaram ao sacerdote espanhol.

O novo beato nasceu em Bairro da Puebla (Palencia) em 30 de dezembro de 1905. Desde que entrara em 1921 no Colégio de Filipinos dos Agostinianos de Valladolid, realizou toda sua formação em diversos centros na Espanha até que professou na Ordem de Santo Agostinho em 1927 e foi ordenado sacerdote em 1930. Em 1931 foi enviado ao Brasil. Morreu em São Paulo em 5 de abril de 1983.