Depois de recitar o Ângelus dominical na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI pediu a retomada de uma "negociação direta, séria e concreta" que ponha fim no derramamento de sangue na Faixa de Gaza onde há alguns dias retornaram os atos de violência entre israelenses e palestinos.

"Acompanho com viva preocupação a notícia sobre a grave deterioração da situação relativa à Faixa de Gaza e desejo expressar minha proximidade com a população civil que sofre as conseqüências dos atos de violência", disse o Papa em língua italiana aos milhares de paroquianos.

O Pontífice pediu que se unam a sua oração "para que Deus todo-poderoso e misericordioso ilumine as autoridades israelenses e palestinas, como também àquelas das nações que têm uma particular responsabilidade na região, para que se trabalhem para fazer cessar o derramamento de sangue, multiplicar as iniciativas de socorro humanitário e favoreçam a imediata retomada de uma negociação direta, séria e concreta".

São 45 os palestinos, vários deles civis, falecidos na Faixa de Gaza por parte das forças armadas israelenses desde que começou, na quarta-feira passada, a operação "Nuvens de Outono".