"A Igreja na Turquia espera encontrar-se com Bento XVI. Estamos preparando a celebração de primeiro de dezembro, o dia em que o Pontífice se reunirá na Catedral do Istambul, com os fiéis católicos e seus pastores", indicou o porta-voz da Conferência Episcopal Turca, o Pe. Georges Marovitch.

Do mesmo modo, o sacerdote indicou que estão "recebendo muitos pedidos para esta liturgia, mas os lugares são limitados. Por isso decidimos colocar um telão na Igreja do Santo Antônio para que todos possam acompanhar esta celebração".

Conforme informa a agência italiana SIR, o presbítero também explicou que "depois do discurso do Papa em Regensburg, os jornais turcos escreviam que o Presidente da República não se encontraria com o Papa, mas que outro delegado do Governo o faria em seu lugar. Nesse momento nos surpreendemos, mas as notícias foram logo precisadas. O Presidente Necdet Sezer receberá o Santo Padre sem seu Primeiro-ministro, Erdogan, que estará em Riga para a cúpula da OTAN".

Também se espera ansiosamente o encontro do Santo Padre com o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I. "Nada se filtrou sobre a declaração conjunta que ambos assinarão. Acredito que será uma surpresa", concluiu.