O Instituto de Política Familiar (IPF) denunciou que durante o ano de 2005 se realizaram na Espanha 95 mil abortos, ao apresentar alguns dados do relatório "Evolução do aborto na Espanha: 20 anos depois. 1985-2005".

Do mesmo modo, o IPF deu a conhecer mediante um comunicado que na Espanha a cada dia se produzem 260 abortos, quer dizer, um aborto cada 5,5 minutos; e que para este ano se "superarão amplamente" os 100 mil abortos e se chegará ao milhão de abortos praticados desde que este homicídio foi legalizado em 1985.

Ao informar também que uma em cada seis 6 gravidezes termina em aborto, o IPF ressaltou que a "Espanha se tornou o paraíso dos centros de abortos devido à falta de controle das administrações, as ambigüidades das leis e a falta de escrúpulos destes centros".

De igual modo criticou ao Ministério da Saúde já que este "não empreendeu nenhuma ação" para deter esta "situação de autêntica catástrofe". "O Ministério nem sequer deu a conhecer os dados dos falecimentos por aborto correspondentes ao ano 2005", denunciou. A julgamento do IPF, a Saúde deve reorientar sua política de saúde e sexualidade para parar ou diminuir o aumento de abortos.