A iniciativa para contar com os ensinamentos do Papa Bento XVI traduzidos em árabe na Internet servirá "para construir uma ponte entre o Santo Padre e os países árabes", afirmou o Pe. Joaquín Alliende, Assistente Internacional Eclesiástico da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

"Ajuda à Igreja que Sofre apóia financeiramente a tradução destas catequeses semanais, todas as quartas-feiras. Isto aponta a acompanhar os cristãos" nos países árabes, explicou o sacerdote, para quem "o ocorrido com as palavras do Santo Padre Bento XVI na Universidade de Ratisbona foi um mal-entendido, mostrando as distâncias entre duas culturas, duas maneiras de pensar e duas linguagens".

A iniciativa financiada pelo AIS é o site do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Oásis (www.cisro.org) para publicar as catequeses papais das quartas-feiras. Este Centro foi fundado há dois anos pelo Patriarca de Veneza, Cardeal Angelo Scola.

Conforme explicam os encarregados deste centro, a iniciativa permitirá "que os cristãos que vivem em países árabes possam ter acesso a todos estes ensinamentos do Papa e pode ser também um instrumento útil na Europa para favorecer o encontro e o diálogo com os numerosos imigrantes que falam árabe e vivem na Itália".