O Bispo de Buenaventura, Dom Héctor Epalza, abandonou a diocese por recomendação de seus superiores até que se esclareçam as ameaças de morte que recebeu nos últimos dias.

Em declarações à rede Caracol, o Prelado afirmou que o Núncio Apostólico, Dom Beniamino Stella; e o Arcebispo de Cali, Dom Juan Francisco Sarasti, aconselharam-no "que por algum tempo esteja ausente da cidade, a ver se diminui e se esclarece toda esta penosa situação".

Dom Epalza indicou que na segunda-feira recebeu uma ameaça anônima, seguida de outra "muito geral" em que lhe dizia que sua vida corria perigo. O Prelado acredita que ambas podem vir de grupos armados ilegais ou do narcotráfico.

Nesse sentido, disse que a última ameaça pode ser a raiz do relatório sobre direitos humanos que apresentou em 26 de outubro durante um conselho de segurança liderado pelo Presidente Álvaro Uribe. Explicou que o texto foi um trabalho feito "em todas as paróquias para ver qual era a situação e isso foi o que eu apresentei (...). É vox populi a penosa situação de Buenaventura".

Dom Epalza lamentou que a informação oferecida tenha saído do âmbito da reunião porque isso "traz conseqüências como as que estou padecendo".