O Cardeal Darío Castrillón Hoyos, até esta terça-feira, dia 31 de outubro, Prefeito da Congregação para o Clero, continuará exercendo o cargo de Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei encarregada de facilitar a plena comunhão eclesial dos seguidores do arcebispo cismático Marcel Lefebvre.

Assim o deu a conhecer o subdiretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Padre Ciro Benedettini, informou o jornal espanhol La Razón.

A Pontifícia Comissão foi instituída pelo João Paulo II em 1988, depois do ato cismático das ordenações episcopais ilegítimas realizadas pelo Arcebispo Marcel Lefebvre em Ecône (Suíça).

A Comissão tem como tarefa facilitar a plena comunhão eclesial dos sacerdotes, seminaristas, comunidades e religiosos e religiosas ligados à Fraternidade São Pio X fundada por Dom Lefebvre, que desejem permanecer unidos ao Papa na Igreja Católica, conservando suas tradições espirituais e litúrgicas, à luz do Protocolo assinado em 1988 pelo então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger e o Arcebispo Lefebvre.

João Paulo II nomeou ao Cardeal Castrillón presidente desta Comissão no ano 2000.