O Arcebispo de Piura e Tumbes, Dom José Antonio Eguren Anselmi SCV, celebrou no domingo passado, dia 29, uma Missa na igreja de São Lucas, na localidade de Colán (norte peruano), primeira igreja católica construído na América do Sul em 1535.

Durante sua homilia, o Prelado pediu aos presentes dar graças a Deus por ter recebido o dom da fé na evangelização constituinte, "verdadeira luz de vida que nos arrancou da cegueira do pecado e da ignorância e nos deu a vida eterna em Cristo".

"Permaneçamos firmemente fundados na fé da Igreja que acolheram com coração generoso nossos antepassados e que eles por sua vez transmitiram. Mas com humildade como os apóstolos, imploremos com perseverança ao Senhor: nos aumente a fé, e como Bartimeu, sigamos a Jesus pelo caminho, quer dizer nos esforcemos por conhecê-lo e amá-lo, para ser em tudo semelhantes a Ele, e para anunciá-lo vivo e ressuscitado aos demais", disse Dom Eguren.

Finalizada, a Missa , Dom Eguren e o Pe Jaime Phalan, Assessor Nacional do Apostolado do Rosário em Família que concelebrou a Eucaristia e que logo abrirá um escritório da mencionada obra para Piura e Tumbes, entregaram mais de 200 rosários às crianças e adultos presentes, assim como diversos folhetos sobre a oração e devoção.

Construída sobre um antigo oratório da cultura pré-incaica Chimú, os primeiros evangelizadores espanhóis que chegaram a estas terras edificaram a igreja de São Lucas com ajuda da etnia Tallán dos Colán, a quem evangelizou.

A localidade de Colán, cujo nome completo é Esmeralda de Colán, devido à cor esverdeada do mar que banha sua costa, é um dos sete distritos que conformam a província da Paita, departamento de Piura, localizado ao norte do Peru.