O Arcebispo da Antequera-Oaxaca, Dom. José Luis Chávez Botello, pediu à sociedade colaborar no restabelecimento da ordem e informar corretamente sobre a atuação da Polícia Federal Preventiva, porque “a manipulação só provoca desconcerto, desconfiança, medo e desespero”.

“Se a partir de hoje (29 de outubro) vão operar já na cidade as forças federais de ordem e não de repressão, é importante que cidadãos de prestígio moral, comissões de direitos humanos e os meios de comunicação social dêem acompanhamentoo como testemunhas fiéis desta importante tarefa e informem oportunamente a sociedade”, afirma o comunicado assinado também pelo Bispo Auxiliar, Dom Oscar Campos.

O texto expressa que “as forças federais têm a oportunidade de aproximar-se em atitude de respeito à sociedade oaxaqueña e demonstrar que estão realmente a serviço das garantias e direitos fundamentais de toda pessoa humana”.

Nesse sentido, os bispos pedem transitar “este passo necessário com serenidade, com paciência e responsabilidade; fechemos as portas aos rumores e, sobretudo, à tentação da vingança. Ninguém com o coração prejudicado pelo egoísmo ou o ódio poderá verdadeiramente ajudar a reconstruir a sociedade”.

O texto adverte que a violência é “um muro” que impede de construir uma sociedade “mais justa e solidária porque retarda a educação de qualidade” e o desenvolvimento integral. Indica que a vida, o bem-estar e o futuro dos oaxaqueños não pode “ser um peão de xadrez para os interesses de alguns grupos”, mas sim “um desafio que deve nos unir”.

Finalmente, os bispos pedem “intensificar a oração a todos os níveis” e manter os templos abertos “para as celebrações programadas e para a oração de nosso povo”. “Só na unidade, na responsabilidade social e na paz, poderemos obter um futuro melhor”, afirmam.

Por outro lado, embora o comunicado expresse satisfação pelo primeiro anúncio dos professores de retomar às aulas interrompidas desde maio; em conversação Telefónica com a agência Notimex, o secretário geral da Seção 22 do grêmio magisterial, Enrique Rueda Pacheco, informou que na cidade de Oaxaca não haverá aulas hoje, mas assegurou que em algumas regiões há atividades escolares parciais.

Rueda Pacheco indicou que com o passar do dia essa seção do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Educação (SNTE) manterá reuniões que espera ajudem a solucionar o conflito.

Proteger direitos de cidadãos

Por sua vez, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assinalou ao término da Missa dominical que o diálogo é a via para solucionar os conflitos e que a força pública é para proteger os direitos dos cidadãos que não se podem defender.

“A atitude de um Governo deve ser o caminho ao diálogo e se já não se pode parar, pois se tem à força pública para proteger os direitos da cidadania que se sente incapaz de defender-se a si mesma”, indicou.

O texto completo dos bispos de Oaxaca está em http://www.cem.org.mx/prensa/diocesis/2006/octubre/061029.htm