Uma pesquisa revelou que a grande maioria dos chilenos entende que o matrimônio é para toda a vida e que a mulher não tem, sob nenhuma circunstância, o direito de submeter-se a um aborto.

A denominada Pesquisa Nacional Bicentenário foi realizada pela Universidade Católica e Adimark. Os resultados, publicados pelo jornal El Mercúrio, demonstram que 77,4 por cento dos chilenos está de acordo com que o matrimônio é para toda a vida. Uma cifra semelhante, 70 por cento, concorda que a mulher não tem direito, sob nenhuma circunstância, de submeter-se a um aborto.

39 por cento dos pesquisados estaria de acordo com o aborto em casos de violação e só 9,1 por cento quando a criação do bebê represente um problema econômico.

42,7 acredita que seus filhos não devam morar junto antes de se casar e 53,7 por cento apóia que os casais que convivem juntos se casem quando têm filhos.

84,2 por cento dos consultados está de acordo com que as pessoas permaneçam em contato com sua família mais próxima mesmo que não tenham muito em comum, e 70 por cento garante estar em melhor companhia com a família do que com os amigos.

Para esta pesquisa foram entrevistadas duas mil e 42 pessoas de 86 comunas do país.