O Arcebispo de Lima, Juan Luis Cipriani, chamou de "mentirosos e assassinos" os promotores da pílula do dia seguinte, cuja livre distribuição no Peru ainda se encontra nas mãos da justiça.

Assim manifestou durante a Missa celebrada com ocasião da festa do Senhor dos Milagres. O Cardeal pediu durante sua homilia rezar "especialmente por essas criaturas que esperam no ventre da mãe".

Ao referir-se à pílula do dia seguinte e seu potencial mecanismo abortivo de impedir a nidação no útero do embrião, o Cardeal pediu "que não nos venham jamais com mentiras, que esse remédio que diz ser ciência e que somente mata. Tanto faz um dia antes, um dia depois Mentirosos! Assassinos!".

"Não devem dizer que a cultura religiosa da Igreja deve ser uma coisa pessoal, isso não é verdade. Não nos deixemos levar pela libertinagem ou por quem diz eu faço o que quero. É preciso fazer o bem. É uma civilização que está atacando muito à família, rezemos pela família, porque estão atacando a vida", insistiu diante dos milhares de fiéis presentes.