O Arcebispo de Portland, Dom John Vlazny, afirmou que "para nós, católicos que vivemos neste país, o tema da imigração e os imigrantes é mais que um assunto político" já que é "um assunto fundamentalmente humano e moral".

Em uma recente coluna publicada no jornal O Sentinela, o Prelado indicou que "os imigrantes atualmente vêm a América do Norte pelas mesmas razões que tiveram os imigrantes no passado, quer dizer quando meus próprios avós chegaram a este país na segunda metade do século XIX".

"Eles vieram viver nos Estados Unidos, porque não puderam encontrar em seus próprios países as condições econômicas, políticas e sociais necessárias para sustentar suas famílias, viver com dignidade e obter uma vida decente. As mesmas razões, pelas que milhares de imigrantes continuam chegando", precisou.

"Quando meus avós -prosseguiu o Arcebispo- chegaram aqui, muitos católicos imigrantes por tradição, foram acolhidos carinhosamente e receberam toda a ajuda que necessitaram para adaptar-se ao estilo de vida de suas paróquias. Que de algum modo, é o estilo de vida de uma comunidade católica imigrante neste país".

Do mesmo modo, o Arcebispo de Portland recordou que a história "foi sempre parte de nossa tradição católica, quer dizer, dar as boas-vindas a quem compartilha nossos valores e esperanças. As paróquias católicas de hoje ainda realizam este serviço inestimável e por isso a igreja é o lugar onde os imigrantes pouco a pouco aprendem a viver e a recriar sua fé, suas tradições e suas crenças neste país".