A Conferência Episcopal Peruana (CEP) anunciou a realização em 20 e 22 de agosto da grande coleta da Campanha de Solidariedade Compartilhar destinada neste ano a ajudar a milhares de mães adolescentes no país que vivem situação de precariedade.

O Bispo de Puerto Maldonado e secretário geral da CEP, Dom. Juan José Larrañeta, fez um chamado à solidariedade dos fiéis do Peru  pedindo-lhes colaborar na coleta para aliviar a difícil situação de milhares de adolescentes e dar a elas, desta maneira, novas esperanças.

“Ao aproximar-se a coleta da Campanha Compartilhar, meu pedido, de toda a Conferência Episcopal e de todos os homens e mulheres de boa vontade, é que se contribua, com pouco ou com muito, a aliviar a situação de precariedade em que vivem muitas mães adolescentes; e, além disso,  dar-lhes motivos e novas esperanças”, afirmou Dom. Larrañeta.

Um comunicado da CEP, informa que “fontes governamentais assinalam que duas em cada dez mulheres que dão à luz em hospitais do Peru são mães adolescentes de 10 a 19 anos. Em nosso país, que registra uma das taxas de maternidade adolescente mais altas da América do Sul, a cada dia cerca de 47 adolescentes dão à luz -80% delas provêm dos setores mais pobres da sociedade e muitas são vítimas de abusos sexuais”.

Diante desta situação, a CEP assinalou que a Igreja propõe “uma autêntica formação e vivência de família, que permita o desenvolvimento integral dos menores”. Do mesmo modo, assinalou a necessidade de “gerar espaços de acolhida e informação para as adolescentes, além de estimular o apoio da sociedade para elas”.

Sobre o particular, o secretário geral disse que “não só lhes atenderá de maneira pecuniária, não só lhes dará uma esmola e lhes ofercerá amparo, mas sim lhes formará em princípios de dignidade humana e lhes ajudará a gerar seus próprios ganhos”.

As contribuições também se poderão realizar através das contas do Banco de Crédito do Peru, em sóis: N° 193-0691233-0-50 e em dólares: N° 193-0730120-1-59.