Ao meio-dia deste domingo milhares de peregrinos se congregaram Praça de São Pedro para rezar o Ângelus com o Papa Bento XVI, que recordou que na base do compromisso missionário está o redescobrimento do valor do batismo.

O Santo Padre meditou sobre o Evangelho do domingo destacando que a oração do cego Bartimeu "toca o coração de Cristo, que se detém, manda chamá-lo e o cura".

"O momento decisivo –prosseguiu- foi o encontro pessoal, direto, entre o Senhor e aquele homem sofredor. Encontram-se um frente ao outro: Deus com sua vontade de curar e o homem com seu desejo de ser curado. Duas liberdades, duas vontades convergentes: ‘O que quer que faça?’, pergunta-lhe o Senhor. ‘Que recupere minha vista!’, responde o cego. ‘Vai, tua fé te salvou’. Com estas palavras se realiza o milagre".

O Pontífice afirmou, depois de recordar que Bartimeu "vindo à luz seguiu o Senhor pelo caminho", que "esta narração, na essencialidade de suas passagens, evoca o itinerário do catecúmeno para o sacramento do Batismo, que na Igreja antiga era também chamado ‘Iluminação’".

Deste modo definiu a fé como "um caminho de iluminação" e descrevendo tal percurso adicionou que "parte da humildade de reconhecer-se necessitados de salvação e chega ao encontro pessoal com Cristo, que chama a segui-lo pelo caminho do amor".

"O redescobrimento do valor do próprio Batismo está na base do compromisso missionário de todo cristão, para que vejamos no Evangelho que quem se deixa fascinar por Cristo não pode não testemunhar o gozo de seguir sobre seus passos", continuou o Papa.

Depois destas palavras se rezou o Ângelus e o Papa deu sua Bênção Apostólica a todos os presentes.

O Papa condena firmemente o crime do seqüestro

VATICANO, 29 Out. 06 - Depois de rezar o ângelus com milhares de fiéis que se reuniram na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI manifestou sua firme condenação ao crime do seqüestro, assegurando sua oração pelas vítimas, seus familiares e amigos.

Durante suas saudações em diversas línguas, o Santo Padre afirmou que "me chegam pedidos de intervenção a favor de pessoas que, em diversos países do mundo, são vítimas de seqüestros".

Diante de tal realidade, disse o Pontífice, reconfirmo "a mais firme condenação a este crime, e asseguro que recordarei na oração a todas as vítimas e a seus familiares e amigos".

"Em particular –continuou- me uno ao pedido do Arcebispo e da comunidade de Sassari a favor do senhor Giovanni Battista Pinna, raptado em 14 de setembro passado, para que seja prontamente restituído a seus seres queridos".