Ao receber hoje aos membros das associações "Pro Petri Sede" e "Etrennes Pontificais", que colaboram economicamente com a Santa Sé em sua tarefa de ajudar os mais necessitados, o Papa Bento XVI lembrou que para a Igreja a caridade não é "uma espécie de atividade de assistência social" que poderia deixar aos outros, mas sim "pertence à sua natureza e é manifestação irrenunciável de sua própria essência".

Em seu discurso em francês, o Santo Padre afirmou que "o sentido da comunhão apostólica" que caracteriza ambas as associações "se expressa todos os anos com um gesto generoso de solidariedade destinado a ajudar nossos irmãos mais desprovidos.

Já em tempos dos apóstolos, os membros da jovem comunidade cristã "punham tudo em comum" e São Paulo organizou em cada comunidade por ele fundada um serviço de coleta em favor de outras Igrejas", disse o Santo Padre.

"Para a Igreja, a caridade não é uma espécie de atividade de assistência social que também se poderia deixar aos outros, mas sim pertence à sua natureza e é manifestação irrenunciável de sua própria essência", disse o Papa citando sua encíclica "Deus caritas est".

Indicou também que "todos sabem as necessidades imensas de solidariedade para que nossos irmãos sejam respeitados em sua dignidade fundamental, para que sejam nutridos, tenham proteção e educação, e cada ano respondem generosamente oferecendo ao Papa o fruto de sua coleta".

"Agradeço-lhes em nome de todas as comunidades cristãs às que ajudam com sua contribuição", concluiu.