O teólogo belga-brasileiro Joseph Comblin, um dos mais emblemáticos representantes da Teologia da Libertação (TL) da década dos ‘70s, concluiu um percurso teológico no Chile para promover a visão da TL em vistas à V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano.

Aos seus 80 anos, Comblin iniciou seu percurso de propaganda no Santiago com a palestra “V Conferência do Episcopado Latino-americano em Aparecida, Brasil 2007: Diante aos desafios da realidade mundial política, econômica e religiosa” realizada na segunda-feira passada.

O teólogo fez o percurso por Curicó, Talca e Valparaiso, onde pronunciou similares palestras e retornou à capital chilena para intervir este sábado em uma mesa redonda sobre o diálogo entre cristãos e muçulmanos.

Atualmente, Comblin trabalha no Brasil, embora permaneça também ligado à vida universitária na Bélgica. O teólogo saltou à fama com um livro chamado “Teologia da Revolução” publicado em 1973. Foi um duro crítico do documento da II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Medellín, 1968) o qual qualificou de “desenvolvimentista” e defensor de posturas “tercesristas”. Comblin igualmente criticou as reuniões episcopais de Puebla (1979) e Santo Domingo (1992).