A um mês da anunciada viagem do Papa Bento XVI à Turquia, o Arcebispo de Esmirna e Presidente da Conferência Episcopal Turca, Dom Ruggero Franceschini, destacou que a visita pontifícia "será acima de tudo uma visita pastoral" e não apenas um meio para pedir respeito à liberdade religiosa dos cristãos, como alguns setores propõem.

O Prelado assinalou também que "certamente será uma oportunidade privilegiada para construir relações de pacífica convivência com a maioria muçulmana. O que esperamos de coração é que o Papa tenha uma visão da identidade de nossas comunidades eclesiais, porque é através delas que a Igreja pode fazer sentir sua presença na sociedade turca".

Dom Franceschini enfatizou o aspecto ecumênico da visita pontifícia, e manifestou que espera que a presença do Papa reforce o diálogo. "Devemos viver em unidade para nos fazer crer e para fazer ouvir nossa voz ainda de modo mais eloqüente. Há muitos obstáculos e desconfianças a vencer, mas só o mútuo conhecimento pode suavizar aqueles prejuízos que tornam mas lento o caminho para a unidade", assinalou o Prelado.

Do mesmo modo, o Arcebispo de Esmirna expressou seu desejo de que "o Senhor inspire as palavras e as ações do Papa em seu peregrinar pelos caminhos da primeira igreja".

Enquanto cresce a expectativa pela chegada do Santo Padre, muitas iniciativas de oração e peregrinação estão surgindo nas diversas dioceses na Turquia.