Em uma Catedral lotaa de fiéis, o Patriarca de Lisboa, Cardeal José Policarpo, exortou a todos os católicos a estar na "primeira fila" na luta pela vida e lembrou que no próximo referendo sobre o aborto, os portugueses devem votar segundo sua consciência.

O Patriarca de Lisboa lembrou a todos os fiéis que "o povo português vai, uma vez mais, ser chamado a dizer sim ou não a uma lei tolerante e permissiva em relação à interrupção violenta da vida no seio materno, e é aí onde nossa comunidade vai mostrar o apreço que tem pelo mistério da vida e aí expressará sua atitude cultural e seus valores morais".

Enfatizou então que "os católicos acreditam que toda a vida é um dom de Deus, por isso para participar da vida divina, temos que estar na primeira fila desse combate pela vida".

Do mesmo modo, garantiu que "a Igreja está disposta a amar e compreender as mulheres que vivem o drama do aborto, mas não podemos dar nosso apoio a uma lei que relativiza o valor da vida", concluiu.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, enviou hoje ao Tribunal Constitucional a proposta aprovada pelo Parlamento para realizar a consulta popular.

O Parlamento português aprovou na quinta-feira passada a proposta apresentada pelo partido socialista para realizar um referendo sobre o aborto com a seguinte pergunta: "Você aprova a descriminalização da interrupção voluntária da gravidez, se é realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em um estabelecimento de saúde legalmente autorizado?".

Esta não é a primeira vez que os portugueses são consultados sobre este assunto. Em 1998 já se realizou um referendo com a mesma pergunta que se faz agora, mas o resultado não foi vinculante, já que foram votar apenas 31,8 por cento dos eleitores e é necessário pelo menos 50 por cento. Ganhou o não com 50,5 por cento dos votos.