Para o médico Jonathan Muraskas de Loyola University Medical Center, o 14o  aniversário de Melanie é um marco histórico. Ela nasceu com 280 gramas de peso e se tornou a menor bebê do mundo. Seu desenvolvimento e sobrevivência a converteram em um milagre moderno.

Madeline nasceu em 1989 às 27 semanas de gestação. Sua mãe, que estava com quase sete meses de gravidez, sofria de preclampsia e isto privou a não nascida de nutrientes essenciais.

Ao nascer, Melanie pesava um terço do peso médio de bebês com seu mesmo tempo de gestação.

O doutor Muraskas, que fez o parto em Chicago, lembra que naquele momento, a pequena tinha apenas 60 por cento de possibilidades de sobreviver. Os bebês que nascem com um peso tão drasticamente baixo tendem a sofrer seria deficiências como paralisia cerebral, cegueira ou problemas de aprendizagem.

Mas, a seus 14 anos de idade, Madeline goza de muito boa saúde, embora seja notavelmente pequena para sua idade –mede 1,36 metros, quando a média é de 1,63 e pesa apenas 25 quilogramas-, toca violino e está no quinto superior de rendimento escolar.

Muraskas agora está convencido de que seu desenvolvimento é um milagre, devido aos numerosos problemas que revistam sofrer os bebês prematuros.

A aventura de Madeline serviu para chamar a atenção dos americanos não só para a possibilidade de que os bebês de baixo peso possam seguir à frente, mas também também sobre a viabilidade de um não nascido às 27 semanas de gestação, um tempo em que ainda se pode praticar abortos legais.