O Bispo do Chascomús, Dom. Carlos Malfa, assinalou que tanto o celibato, como a obediência e a oração são três "exigências absolutas" do sacerdote que encontram seu sentido na caridade pastoral.

Estes três aspectos da vida do sacerdote são “exigências absolutas” que "encontram seu sentido na caridade pastoral: sua atitude lhe orem, sua obediência, seu celibato", disse o Prelado  na ordenação sacerdotal do Hernán Daniel Chiavarrito, realizada na Catedral local.

Durante a celebração que contou com a participação de todo o presbitério diocesano, seminaristas, religiosas e grande quantidade de jovens, Dom. Malfa disse que a atitude  orante "faz participar do tempo de gozo da visão e mergulhar na profundidade interior, ajuda a superar o cansaço e a monotonia, para ter algo novo que oferecer, porque é encontro com o Pai".

Do mesmo modo, a obediência, "só é válida  -indicou o Bispo- na medida que seja imolação a Deus e tem sentido como comunhão de Igreja. Uma obediência responsável, verdadeira e amadurecida exige profunda atitude de fé, atitude de amor e sincera atitude de diálogo. A obediência deve ser leal, franca", e pode ser quebrada "por rebeldia, indiferença ou covardia", apontou.

"A caridade pastoral  dá sentido ao celibato que só pode ser entendido em um contexto de amor absoluto. O Senhor e a Igreja têm direito a uma forma de amor exclusivo. Não é que o celibato seja intrinsecamente essencial a nosso ministério. Mas é sinal e estímulo da caridade pastoral e fonte peculiar da fecundem espiritual no mundo", disse à nutrida audiência.

"Com a alegria e esperança que nos traz a ordenação do Daniel Chiavarrito -concluiu-, quero pedir esta graça: que o Espírito Santo faça de nossa  Igreja diocesana um povo de orantes que elevem sua voz ao Pai para implorar vocações santas para o sacerdócio, a vida consagrada e o serviço missionário".