O Presidente Evo Morales se comprometeu com o Arcebispo de Santa Cruz ,
Cardeal Julio Terrazas Sandoval, e outros bispos, a respeitar a matéria de religião e a vigência da educação particular e de convênio.

Depois de um encontro com os prelados, o mandatário afirmou à imprensa que no Governo "nunca falamos de acabar com a (matéria) de religião, o que pedimos é que se respeite a diversidade religiosa". Estiveram presentes na reunião o Bispo de El Alto, Dom Jesús Juárez; e o Arcebispo de La Paz, Dom Edmundo Abastoflor.

Dom Juárez indicou que o encontro com o  Presidente foi "muito interessante, muito significativo a respeito da Lei de Educação, que foi o tema fundamental de nossa conversa. O Presidente ratificou que se respeitará a educação particular e os colégios e escolas fiscais de convênio". Segundo o Prelado, o Governo também  se comprometeu a respeitar a liberdade religiosa.

O Bispo disse que as palavras de Morales "dão confiança e tranquilidade aos pais de família". Entretanto, indicou que se o Governo não cumprir com o que diz, pode gerar um conflito desnecessário com os pais de família.

Segundo a agência de notícias ANF, o Prelado antecipou que depois do encontro com o  Presidente se espera ter reuniões com outras autoridades e uma "confirmação escrita do que conversamos".