Em sua recente visita à sede da associação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Arcebispo de Cumaná, Dom Padrón Sánchez, mostrou sua preocupação porque além da polarização política que existe na Venezuela, o nível de pobreza continua sendo o mesmo.

Dom Padrón Sánchez afirmou também que é preocupante o aumento de ataques verbais por parte do Governo para os representantes da Igreja, assim como suas tentativas de abolir a educação católica das escolas venezuelanas.

"O que devemos combater –disse o Arcebispo de Cumaná– é a ignorância religiosa, e nos focar para uma boa e correta pastoral familiar, assim como promover as vocações religiosas". A Arquidiocese de Cumaná conta apenas com cinco candidatos ao sacerdócio, para uma população de 450 mil habitantes, a grande maioria católicos.

Referindo-se à V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, Dom Padrón Sánchez manifestou sua expectativa pelo que considera será um grande desafio para todo o continente, especialmente "para minha Arquidiocese, que como parte da Igreja que está a caminho, deseja, necessita e busca unidade pastoral e espiritual", destacou.