O Presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom José Guadalupe Martín Rábago, declarou à imprensa que a liberdade religiosa não é um privilégio para a Igreja, mas um direito das pessoas que deve ser respeitado.

Logo depois de reunir-se com o Presidente eleito Felipe Calderón em uma visita de cortesia junto com outros bispos, Dom Martín Rábago esclareceu que no encontro não se tratou algum tema específico.

"(A liberdade religiosa) é nato ao ser humano e de maneira nenhuma seria pedir algum tipo de privilégio para a Igreja Católica, mas sim o respeito a tudo o que implica que o ser humano tenha a capacidade de tomar decisões com respeito às opções religiosas ou ser membro de alguma", explicou.

Nesse sentido, o Prelado expressou que o desejo dos bispos é que este direito "fique claramente aceito na Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos".

Por outro lado, indicou que durante a reunião se convidou ao mandatário para que assista à 82º Assembléia Ordinária da CEM de novembro próximo, onde será eleita a nova diretiva. Disse que a presença de Calderón não está confirmada porque primeiro deverá revisar sua agenda.