O Núncio Apostólico no Iraque, Dom. Fernando Filoni, considerou preocupante o êxodo dos cristãos deste país durante as últimas duas semanas, depois dos atentados contra várias Igrejas em Bagdá e Mosul.

Entretanto, Dom. Filoni não confirmou nem desmentiu a cifra de 40 mil pessoas difundida pela Ministra de Deslocamentos e Emigrações do Governo provisório iraquiano Pascale Icho Warda, única cristã do gabinete.

O Núncio declarou que o êxodo dos cristãos poderia ser detido se a comunidade internacional, que em teoria está comprometida na pacificação, "traduzisse essas tentativas" em feitos concretos.

"Não tenho estimativas precisas sobre a fuga dos cristãos do Iraque, por ende não posso expressar uma opinião a respeito”, disse Dom. Filoni à agência AsiaNews. “Claro é que 40 mil pessoas em êxodo é um número realmente muito elevado”, adicionou.

Finalmente, o Prelado disse que “terá que voltar a encontrar a segurança e restabelecer a convivência civil para todo o povo iraquiano, cristão e muçulmano”.