A Congregação para os Bispos celebra atualmente no Vaticano o V Congresso Internacional dos Ordinariatos Militares sobre o tema "Os militares a serviço da paz".

A entrevista começou ontem e se prolongará até 27 de outubro na Sala Antiga do Sínodo, é presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos, e conta com a colaboração do Padre Giulio Cerchietti, responsável pelo Escritório Central de coordenação pastoral dos ordinariatos militares dentro do dicastério.

O programa inclui seis temas de reflexão: "A natureza dos Ordinariatos Militares à luz da Constituição Apostólica "Spirituali Militum Curae" e dos documentos sucessivos do magistério"; "A missão dos Ordinariatos Militares e suas prioridades frente às novas situações mundiais"; "O ministério ordenado e os outros ministérios eclesiásticos a serviço da missão pastoral dos Ordinariatos Militares"; "O direito à assistência religiosa dos militares enviados em missão de paz e a necessidade da formação no direito humanitário internacional"; "A experiência de um ordinário militar em suas relações com a Conferência Episcopal e com os bispos diocesanos de seu país"; "Soldados como servidores da paz". Será também debatido a respeito do "valor jurídico dos estatutos nos ordinariatos militares".

O congresso, aberto com uma intervenção do Cardeal Re, terminará com uma Missa na Basílica de São Pedro presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.