O Arcebispo de Granada, Dom Francisco Javier Martínez, retirou os seminaristas de sua arquidiocese da Faculdade de Teologia local dirigida por jesuítas por considerar que "a situação da Igreja no contexto cultural atual requer que os seminaristas se formem em um centro próprio da diocese".

Conforme explicou à agência EFE o Decano da Faculdade de Teologia de Granada, Ildefonso Camacho, o Arcebispo explicou em uma carta que "a situação da Igreja no contexto cultural atual requer que os seminaristas se formem em um centro próprio da diocese".

O Prelado granadino disse que informará desta decisão ao Grande Chanceler da Faculdade da Teologia de Granada, o Pe. Peter Hans Kolvenbach, Prepósito Geral da Companhia de Jesus.

Os oito seminaristas de Granada receberão a partir desta decisão sua formação teológica em um instituto que leva o nome do teólogo alemão Han Urs Von Balthasar e que ocupará uma das alas do seminário diocesano.

Embora os seminaristas granadinos de primeiro e segundo curso já não cursassem seus estudos na Faculdade de Teologia de Granada, mas no recentemente criado Instituto de Filosofia Edith Stein -uma iniciativa de Dom Martínez-, na Faculdade ainda ficavam estudantes de terceiro ano, que agora foram retirados.

A formação dos seminaristas em dita casa acadêmica data de 1939. Com os anos, as dioceses de Málaga e Almería retiraram seus seminaristas para lhes dar formação em centros de estudos próprios que, entretanto, são fiscalizados pela Faculdade de Teologia de Granada, que é a instituição que expede os títulos que certificavam os estudos.

Por sua vez, depois de expressar sua surpresa e dor pela decisão arcebispal, o Decano previu que os estudos dos seminaristas não serão fiscalizados pela Faculdade, posto que da decisão se deduz que "não considera nossa formação adequada".

Por último, informa a EFE, Dom Martínez apresentou deste modo sua renúncia à presidência do Conselho Supremo da Faculdade.